por que o no me de da Vinci é assim?

terça-feira, 24 de maio de 2011

mitologia egipsia e grega

                                                              Leonardo novaes Rocha Araujo nº18,6a

 A mitologia é uma coisa estudada  a muito tempo e agora vou falar jum pouco dos deuses mais populares da mitologia grega e eígpsia,primeiro vou falar sobre zeus e depis sobre anubis:

Zeus era o deus mais importante da mitologia grega e o mais reverenciado pelos gregos na epoca.Zeus era o deus do raio(trovão)
e morava no olimpo que era onde os deuses mais poderosos da epoca viviam

Já na mitologia egípsia o deus que era mais popular e que era mais reverenciado era Anubis que tinha cabeça de chacal e corpo de humano.Anubis era o deus da morte e era muito poderoso.










Agora com certeza vocês sabem um pouco mais sobre a mitologia da grecia e egito.

Fonte:Wikipédia

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Religião na Roma Antiga




 Gustavo nº15 6A



A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes tradicionais adaptando-os às necessidades da população

Ficheiro:Polidoro da Caravaggio - Saturnus-thumb.jpgA religião oficial prestava culto aos deuses gregos, só que em latim, por exemplo Cronos era chamado de Saturno.



Bibliografia:
http://www.wikipedia.org.br/
Google imagens

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cronos



Gustavo 6a nº15


Urano (o céu) e Gaia (a terra) tiveram filhos conhecidos como Titãs.O mais novo deles era Cronos,que a pedido de sua mãe castrou seu pai com um golpe de foice enquanto ele dormia, separando o céu da terra.

Cronos, então o deus dos titãs,  teve seis filhos com sua irmã ´Réia (os Cronídas),três homens e três mulheres:

HOMENS
Zeus(deus dos deuses)
Poseidon(deus do mar)
Hades(deus do mundo inferior e dos mortos)

MULHERES

Hera(deusa do casamento)
Héstia(deusa do fogo)
Deméter(deusa da agricultura e deusa mãe)

Como ele tinha medo de ser destronado, Cronos engolia os filhos ao nascerem, menos Zeus que a mãe escondeu.
Zeus ao crescer, vingou-se do seu pai, fazendo-o vomitar seus irmãos com uma poção mágica e baniu-o para o Tártaro.







Bibliografia:
http://www.wikipedia.org.br/
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGCronos.html

segunda-feira, 16 de maio de 2011

mitologia greco-romana(giuliano 13)

os gregos e os romanos construiram varios templos para seus deuses e antigamenteeles eram muito religiosos, faziam varios sacrificios de animais,oracões e rituais.

    os deuses gregos eram iguais aos romanos eles so tinham nomes diferentes,pois os nomes gregos eram em grego e os romanos eram em latim.os dois eram pliteistas acreditavam em varios


O que se diz de mitologia greco-romana é mais a história dos deuses do que a experiência mítico-religiosa dos gregos e romanos. Em linhas gerais, vamos contar um pouco desta fabulosa história.
No princípio, conforme as crenças gregas, havia um grande vazio chamado Caos, o ilimitado e indefinido...
Desta imensidão surgiu Gaia (Gaea) ou Titeia (a Terra). Como primeiro corpo sólido, Gaia limitou o espaço indefinido e o separou. Abaixo da Terra, ficaria o Érebo, a morada das sombras. Acima dela, Urano ou Céu, o céu estrelado, nascido da própria Gaia. Sozinha, Gaia também gerou as montanhas, as ninfas e o mar.
A noite já havia surgido no espaço... Assim também surgira Eros ou Cupido – o amor universal (a força geradora do cosmos, a união). Nenhuma força agora poderia fecundar sozinha. Deste modo, sempre que Urano descia à Gaia, ela era fecundada.
Desta união surgiu a primeira população da terra. Ela deu à luz aos Titãs (forças incontroláveis da natureza), aos Cíclopes, monstros de um só olho e os Hecatônquiros, gigantes de cem braços e cinquenta cabeças.
Os Titãs eram doze: seis homens e seis mulheres. Mas outra versão diz que Urano e Gaia tiveram 6 filhos...
  1. Têmis – a justiça
  2. Mnemósine – a memória universal
  3. Tétis ou Tethys – a alma feminina do mar
  4. Reia ou Rhea (Cibele) – mulher de Cronos
  5. Phoebe – (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
  6. Oceano ou Oceanus – alma masculina do mar – (a versão de 6 filhos diz que de Oceanus com Tethys nasce Iapetus)
  7. Hipérion – o fogo astral
  8. Iápeto ou Iapetus – pai de Atlas – (a versão de 6 filhos diz que Iapetus é pai de Prometeu também)
  9. Prometeu – quem deu o fogo dos deuses aos homens
  10. Epimeteu ou Epimetheus
  11. Cronos ou Saturno – o senhor do tempo
  12. Coeus (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
Como Urano não aguentasse a feiúra de seus próprios filhos, decide encerrá-los no centro de Gaia. Cansada de tanta fecundação e irritada por ver seus filhos trancafiados dentro de suas entranhas, Gaia planeja uma vingança contra Urano. Chama os Titãs e lhes pede ajuda para derrubar Urano, mas todos se recusam, exceto Cronos.
Este, parte então para enfrentar seu pai, Urano, que vem novamente à Gaia, Cronos sai de seu esconderijo e trava dura batalha com ele. Com sua foice derrota o pai e lhe arranca os testículos que são arremessados ao mar, do sangue de Urano, nascem as Melíades, ninfas dos carvalhos e as Erínias, vingadoras de crimes semelhantes aos cometidos por Cronos.
Cronos, assim, torna-se o senhor do universo, acima de todos os outros Titãs. Ele se casa com sua irmã, Reia e tem seis filhos. Ao descobrir que um de seus filhos o destruiria, Cronos passa a devorá-los assim que nascem. São eles:
  1. Héstia ou Vesta – deusa casta dos lares, a grande mãe e protetora de todas as mulheres casadas. Mediadora da integração psicológica; centro religioso; religiosidade; virgem venerável; ritual de fogo; significa uma lareira (na Grécia antiga significava um culto a alguma coisa, um ritual, estar em volta de uma lareira), para a felicidade de um casal é necessário ter uma lareira ou um altar; continuidade; consciência partilhada e identidade comum; presença espiritualmente sentida; donas de casa; deusa do lar; interior; anonimato; monges e freiras; pureza absoluta; percepção focalizada no mundo interior; concentração; discriminação; desapego das pessoas; sem ambição; auto suficiência.
  2. hades ou Pluto (Plutão) – o senhor dos infernos
  3. posseidon ou Netuno – é representado com seu tridente, sempre rodeado por nereidas e outras criaturas marinhas, torna-se o senhor dos mares.
  4. z   eus ou Júpiter – deus da luz e do céu.
  5. hera ou Juno – deusa, esposa de Zeus.
  6.  demeterou Ceres – deusa da agricultura e das colheitas ensinou os homens a arte de cultivar a terra.
Reia, descontente com isso, esconde um de seus filhos, Zeus e em seu lugar entrega uma pedra que é rapidamente devorada por Cronos, que não percebe a tramoia.
Zeus então, foge e vai de encontro com os Titãs e outras criaturas para derrotar Cronos. Durante mais de dez anos, Júpiter luta contra Cronos até finalmente derrotá-lo. Após sua vitória, ele consegue recuperar vivos os seus irmãos devorados.
Zeus, agora, governa o mundo, seu reino foi instalado no Monte Olimpo (sinônimo de céu para os gregos). Com Hera, ele teve:
  1. Ares, também conhecido como Marte, o deus da guerra (personagem de inúmeras aventuras, foi amante de Afrodite, com quem teve dois filhos: Deimod e Fobos).
  2. Hefestos ou Vulcano, deus do fogo, da metalurgia e das fornalhas, artesão dos deuses, era o mais feio mas em contra partida o mais habilidoso, entre seus muitos dons estava a incrível maestria com que forjava metais – Hefestus is often said to be only Hera’s son.
  3. Hebe, a qual foi esposa de Héracles (Hércules).
  4. Eileithyia
Mas Zeus era insaciável e partiu para outras conquistas amorosas... Com Deméter, teve Perséfone ou Prosérpina, esposa de Hades.
Com Latona ou Leto (deusa) tem dois filhos gêmeos: Apolo ou Febo (Sol) deus das artes, músicas e poesias e Ártemis ou Diana deusa da caça.
Afrodite ou Vênus – nasce das espumas do mar com o esperma de Zeus, deusa do amor e beleza física, é a patrona dos amantes e apaixonados; outra versão diz que Zeus teve Afrodite com a deusa Dione –





193965_4.jpg

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O deus tártaro

                                                   Matheus n 23 6A

Mitologia greco-romana
é o conjunto de mitos e lendas das tradições gregas e romanas da antigüidade que fundiram-se com a conquista da Grécia pelo império romano (ver também mitologia grega e mitologia romana).
Os gregos e os romanos construiram diversos templos para seus deuses, locais em que faziam orações e rituais, entre que se incluíam sacrifícios de animais. Os deuses gregos eram semelhantes aos deuses romanos. O que muda são apenas os nomes. Na religião grega, os nomes são em grego. Na religião romana, os nomes são em latim. Muitos poetas da época afirmavam que a crença mitológica e politeísta baseava-se no centro de poder da época, sendo assim, após o fim da Grécia (sendo dominada por Romanos) os deuses e costumes tiveram de se adaptar a sua localização, como por exemplo, no Egito, no qual o politeismo era a crença dominante, tendo nomes e oferendas diferentes (tendo o deus maior, Rá vindo a se tornar Zeus e futuramente Júpiter).


                                          











Deus Tártaro

O Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a 
partir do Caos. Suas relações com Gaia geraram as mais terríveis
 bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão.
Assim como Gaia era a personificação da Terra e Urano a personi-
ficação do Céu, Tártaro era a personificação do Mundo Inferior. Nele 
estavam as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis 
do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos 
do Olimpo eram enviados e onde eram castigados por seus crimes.
 Lá os Titãs foram aprisionados por Zeus (Júpiter), Hades (Plutão) e 
Poseidon (Netuno) após a Titanomaquia.
Na Ilíada, de Homero, representa-se este mitológico Tártaro como 
prisão subterrânea 'tão abaixo do Hades quanto a terra é do céu'. 
Segundo a mitologia, nele eram aprisionados somente os deuses 
inferiores, 
Cronos e outros titãs, enquanto que os seres humanos, eram 
lançados no submundo, chamado de Inferno.





fonte:www.wikipédia.com.br