por que o no me de da Vinci é assim?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Leonardo Da Vinci

                                                                                                      Leonardo Novaes Rocha Araujo,6A,18
Retrato de da Vinci
        


 Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, no sábado, em Vinci,   dentro do território dominado . Era filho de Antonio da Vinci,e Caterina, uma camponesa .seu nome completo de batismo era "Leonardo di ser Piero da Vinci",  O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo.
          Leonardo tinha um uma habilidade especial de inventar coisas ,pintar e muitas outras coisas,assim tendo muito sucesso ele inventou diversas coisas como um projeto para uma ponte no Sultão que nunca foi construida,mais em 2001 construirão uma replica do projeto,mais menor na Noruega.Ele também era fascinado por voo construindo muitos planadores.
         Na pintura a sua obra mais popular que se chama "Mona Lisa"vale mais de 1.Milhão de reais e é a obra mai cogitada do mundo.
         Leonardo morreu em Clos Lucé, em 2 de Maio de 1519.
planador produzido por da Vinci
Mona Lisa








rafael sanzi/renascimento(giuliano 13)

O artista italiano Rafael Sanzio  nasceu no dia 6 de abril de 1483, na cidade de Urbino, então epicentro do movimento cultural conhecido como renascimento, filho de um pintor obscuro, Giovanni Santi. Seu pai, apesar disso, tinha ótimas relações na corte do duque Federico de Montefeltro, então célebre mecenas.
Rafael, considerado o príncipe dos pintores, elegeu especialmente a pintura e a arquitetura como meios de expressão. Ele se tornou famoso pela aura graciosa que cercava sua obra, e também por uma perfeição sem igual. Seu pai, morto em 1494, legou-lhe a devoção à pintura e o aprendizado inicial, pois ao completar seis anos seu genitor o introduziu como estudante no estúdio do famoso pintor italiano Pietro Perugino.
Com este artista o jovem apreendeu a técnica do afresco ou pintura mural. Em seu ateliê Rafael elaborou sua primeira obra significativa, O Casamento da Virgem, de 1504. Em 1501 ele concluiu sua primeira produção, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino. Neste mesmo ano ele segue para Florença, centro artístico onde se desenvolveram as carreiras de michelangelo e leonardo da vinci. Este gênio das artes exerceria profunda influência sobre sua obra, que também teria a ascendência de Fra Bartolomeu.
Quatro anos depois o papa Júlio II o convida para trabalhar a seu serviço, especialmente na decoração dos aposentos do vaticano, que se tornariam famosos como as stanze de Rafael. Aí ele permaneceu por 12 anos, encarregado de obras de vulto, que provaram o poder de sua rica e diversificada imaginação.em 1515 ele é oficializado como arquiteto do Vaticano, passando a coordenar a sequência dos trabalhos na Basílica de São Pedro. este período ele assumiu também a decoração das galerias do Vaticano, concluída depois por seus aprendizes, e realizou trabalhos diversos, como retratos, tapeçarias, cenografias e ornamentações sacras, altares, planos arquitetônicos direcionados para edificações não religiosas, e igrejas como a de Sant’Eligio degli Orefici. Era então o pintor mais em voga na Itália.Diz um de seus biógrafos, Giorgio Vasari, que sua fama era tal que o papa cogitou em transformá-lo em cardeal. Indicado para cuidar das antiguidades de Roma, em 1517, elaborou um mapa arqueológico desta cidade.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filippo Brunelleschi


Gustavo Chiga nº15 6A





Nascido em 1377 em Florença- Itália, Filippo di ser Brunellesco di Lippo di Tura.

 É o primeiro dos grandes arquitetos da Renascença,opondo-se ao sistema gótico de sua época.


Começa como ourives e dedica-se à escultura de peças de bronze em baixo-relevo, tais como :






       O Sacrifício de Isaac

                                                 
Depois como arquiteto,a sua obra mais conhecida é o Domo ( cúpula ) da Catedral Santa
Maria del Fiore, em Florença, construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões sobre uma base octogonal, erguida na Itália, desde a Antiguidade.







Brunelleschi também foi o responsável pelo projeto do Hospital dos Inocentes, caracterizado pela sua proporção e pela repetição de colunas, foi considerada a primeira manifestação de uma nova arquitetura, clara e organizada de forma racional.











Entre suas obras estão : Palácio Pitti, Igrejas de São Lourenço e Santo Espírito , são também obras de Brunelleschi a Capela Pazzi, caracterizada pela sua estrutura geométrica.




domingo, 21 de agosto de 2011

MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
 
fonte:wikipédia                                                                             



Matheus Yuji Fugino n23 6a