por que o no me de da Vinci é assim?

terça-feira, 25 de outubro de 2011

joaquin sorolla (giuliano no 13)


joaquin sorolla 1883, na fase inicial da sua carreira, foi dos mais tradicionais. Ele cumpriu toda a trajetória considerada necessária na época para o pintor que se valorizasse como acadêmico. Entretanto, a partir de 1900, seu estilo se revelou de forma espetacular, manifestando-se em pinceladas rápidas e carregadas de tinta, que em poucos traços plasmavam a rica e vibrante gama de cores das praias e transeuntes que ocupavam suas telas.
Em poucos anos sua técnica notável o tornaria mundialmente famoso, chegando a pintar um enorme friso para a Hispanic Society de nova iorque recriando diferentes regiões da , embora com um resultado irregular. Conhecido como o Pintor da Luz, foi o mais prolífico dos pintores  espanhóis, com mais de 2 200 obras em seu poder, além de ser um retratista notável. Entre essas deve-se ressaltar seu retrato de ruan ramon.

[editar]

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pierre Auguste Renoir

mulher amamentando
                                                                                                Leonardo Novaes Rocha Araujo  nº18,6ºA   


.


  



           Em 25 de fevereiro  1841 nasceu em Limoges na França. Pierre Auguste Renoir sempre foi um pintor importante para o impressionismo.A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette . ele um dia disse uma frase que pra muito tocante que foi:"Por volta de 1883, eu tinha esgotado o Impressionismo e finalmente chegado à conclusão de que não sabia pintar nem desenhar".Renoir passou por uma fase muito ruim então foi buscar novas inspirações ,primeiro na Argélia e depois na Italia,Na Itália, Renoir conheceu os grandes centros: Milão, Roma, Veneza, Nápoles. O que mais lhe impressionou na viagem foi ver de perto as obras de Rafael.


                                                                                                                                Fontes :Wikipédia

        

domingo, 16 de outubro de 2011

Claude Monet

      Gustavo Chiga nº15 6ºA


         Claude Oscar Monet nasceu em Paris, na França, em 1840 e aos cinco anos de idade, sua familia se muda para La Havre. Ele gostava muito de desenhar por isso fazia caricaturas dos professores e aos quinze anos conheceu Boudin. Ele viu seus desenhos e encorajou-o a pintar, iniciou-se nas técnica paisagísticas e  ensinou-o a pintar ao ar livre.
Monet foi para Paris,com o propósito de estudar pintura, matriculando-se na Academia Suiça. Conheceu Pissaro e Coubert, mas foi mandado para Argélia para cumprir o serviço militar.

        De volta a Paris conheceu Bazille, Renoir e Sisley, com quem formou o grupo do Impressionismo e posteriormente, juntou-se ao grupo Manet, Degas e Morisot. Ajudaram tambem o escritor Zola, Boudim, Pissaro, Cézanne e Gaugin. Conheceu  Camille, com quem teve seu primeiro filho Jean em 1867. Juntos enfrentram muitas dificuldades e se separaram, mas depois reencontraram -se e casaram.
Em 1874 Monet e seus amigos realizam uma exposição com a apresentação de seu quadro Sol Nascente, que marca o início do movimento impressionista, o evento não é bem recebido, sem conseguir vender seus quadros Monet e sua família vivem na pobreza
  Em 1878 nasce o segundo filho, Michael. Mudaram-se para Vétheuil com Alice e em 1879 Camille morre de tuberculose.

        Em 1883 Monet aluga casa em Giverny e em 1890 ele compra a casa pelo sucesso que teve ultimamente e no ano seguinte morre Ernest Hoschedé. No ano seguinte Monet e Alice casam-se e Monet compra um terreno para construção de seu jardim aquático que serviu de inspiração. Durante o verãode 1896-97 pinta paisagens do Rio Sena.

No século XIX Monet visita os paises europeus e na Inglaterra pinta paisagens do Rio Tâmisa. A partir de 1907, Monet tem problemas de visão e com a evolução da doença, suas telas tornam-se quase abstratas. Em 1911, morre Alice e três anos mais tarde seu filho Jean. Seu tema preferido passa a ser o seu jardim. Em 1916, ele começa a pintar as Ninféias e doa as telas ao governo francês, que construiu um museu especialmente para elas o Museu de Orangeries, em Paris. Em 5 de dezembro de 1926 morre Monet.

Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.historiadaarte.com.br/
http://www.pitoresco.com/

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

impressionismo

     Matheus n23 6a                                                        O IMPRESSIONISMO

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.

    A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.

    Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
 
Clique para ver o detalhe deste quadro
obra de Claude monet
fonte:http://clientes.insite.com.br